O guia para vender empresa

Vender empresa com êxito

A vender empresa pode ser um processo complicado, confuso e muitas vezes bastante emocional. Para ajudar a entender melhor o processo de vender uma empresa, aqui está tudo o que você precisa saber sobre venda de empresas.

Este guia para vender empresa irá cobrir os seguintes temas:

1. Como saber se está pronto para vender empresa;

2. Vender empresa por conta própria;

3. Relacionamento com profissionais;

4. Como preparar o seu negócio para venda;

5. Como valorizar o seu negócio;

6. O que os compradores de empresas estão procurando?;

7. Negociando a venda do seu negócio;

8. Entregando a sua empresa.

Quer Vender Empresa?

Tenha acesso a uma rede de investidores nacionais e internacionais! 🚀🚀Milhares de investidores e compradores a nível nacional e internacional, utilizam Venda de Empresas.pt para encontrar oportunidades de negócio! Clique aqui agora e saiba mais. 

Venda de Empresas.pt é o Portal e App Líder de Venda de Empresas em Portugal, e um dos principais no Brasil.

Há investidores que poderão estar neste preciso momento à procura de um negócio similar ao seu! Não deixe fugir a oportunidade, Anuncie agora✔️

Pode anunciar de forma completamente confidencial. Não precisa de identificar no anúncio o nome da empresa, morada e outras informações sigilosas. Coloque apenas as informações que pretende!

Encontre o comprador certo ou investidor para a sua empresa ou negócio! Concretize o negócio.

CLIQUE AQUI e publique agora o seu anúncio no Portal e App.

8e820e5a9f829e5bf38be115f5502c9d.jpg

1. Como saber se está pronto para vender empresa

O processo de vender empresa não é apenas sobre o valor monetário que envolve. Muitas vezes, pode parecer que está vendendo uma pequena parte de si mesmo. O quer ganhar com a venda? O seu negócio está pronto? Você está pronto? Está preparado para o próximo passo?

Esteja a planear a reforma, querendo se mudar, pronto para tentar algo novo ou enfrentando outras circunstâncias (como problemas de saúde), leve algum tempo para se preparar mentalmente. Sendo que poderá já publicar o anúncio de venda e tomar a decisão mais tarde após contactar com potenciais interessados. Na decisão de venda de negócios, antes de pensar no “como”, pense no “porquê”.

2. Venda de empresas por conta própria versus usar um corretor de negócios

Se sentir que é o momento certo para vender empresa, a sua próxima maior decisão será usar um corretor de negócios ou fazer você mesmo. A melhor escolha dependerá dos seus recursos e situação financeira, e do valor que quer investir neste processo.

Vendendo por si próprio o seu negócio

Nunca foi tão simples vender uma empresa por conta própria. Se decidir fazer sozinho, evitará pagar comissões potencialmente pesadas, para além de um valor fixo elevado de adiantamento normalmente solicitado. Quanto mais organizado você for, menor será o impacto do processo de venda no dia a dia do seu negócio.

Para vender empresa de forma independente, será preciso organizar os seus documentos internos, anunciar a sua empresa para venda, gerir contactos de compradores interessados e organizar a documentação com o seu advogado e contabilista.

Trespasse de Negócios

Vender um negócio com um corretor de negócios

O papel de um corretor de negócios  é atuar como seu representante para ajudá-lo no processo de vender empresa. Algumas consultoras e corretores esperam uma taxa inicial, mais o pagamento de uma comissão assim que seu negócio for vendido.

Antes de se comprometer, faça a sua pesquisa para entender os seus processos, taxas e medidas para o sucesso. Descubra há quanto tempo eles estão no setor, se já venderam negócios como o seu antes. Examine quaisquer corretores em potencial, assim como faria com qualquer outro funcionário que a sua empresa pudesse contratar.

3. Contrate um advogado e um contabilista

Se está a vender empresa de forma independente, o seu advogado pode obter outros documentos úteis, como uma carta de intenção (para ajudar a proteger suas informações ao compartilhar detalhes com compradores interessados) e um acordo de confidencialidade (NDA). Eles também podem verificar os seus registos internos antes de divulgar a um comprador em potencial.

Quando encontrar o comprador certo, o seu advogado e contabilista o ajudarão a redigir e arquivar a “papelada” para finalizar a venda.

4. Como preparar o seu negócio para venda

Assim que decidir vender empresa, comece a preparar o seu negócio para venda. Empresas mais organizadas acham o processo de venda mais fácil e tendem a receber mais interesse dos compradores – então vá em frente!

Reúna todos os seus documentos comerciais e financeiros e certifique-se de que estão atualizados. Ter a sua “casa em ordem” lhe dará a confiança necessária para entender completamente o seu negócio e ajudará os compradores interessados em sua devida diligência.

Para vender empresa, você precisará compilar:

  • Registos financeiros – demonstrativos de lucros e perdas, empréstimos bancários, previsões financeiras.
  • Informações comerciais – contas de fornecedores, documentos de registo, detalhes de ativos e seguros.
  • Documentos de operação – histórico de negócios, informações de fornecedores, listas de inventário de stock, estratégia, documentos de procedimentos e processos, listas e materiais de marketing.
  • Detalhes legais – contratos de funcionários e clientes, quaisquer acordos de franquia, arrendamentos ou diretrizes de saúde e segurança.
  • Documentos de previsão – documento que mostre a propriedade intelectual existente, crescimento de receita ou condições de mercado favoráveis para ajudar os compradores a ver a sua empresa como um bom investimento.
  • Mostrar como a sua empresa pode crescer e ter os detalhes da sua empresa bem definidos ajuda o investidor a imaginar como ele poderia entrar no negócio.

Os negócios mais atraentes são aqueles com menos risco e incerteza para o comprador, portanto, reserve um tempo para colocar tudo em ordem para iniciar a publicidade da venda.

5. Como avaliar o seu negócio?

Alguns. métodos comuns para avaliação de empresas são:

  • Olhando para o valor de mercado atual de empresas no seu setor;
  • Usando o retorno sobre o investimento (ROI);
  • Avaliando os ativos do seu negócio;
  • Estimando lucros futuros;
  • Calculando o custo de criar o seu negócio do zero.

Independentemente do método que escolher, se avalia o seu negócio ou trabalha com um profissional independente, precisará dos documentos que compilou na etapa anterior de “preparar o seu negócio para venda”.

Alguns compradores podem perguntar se podem avaliar o seu negócio por conta própria, portanto, ter essas informações em mãos fará com que o processo seja mais rápido. Os compradores observarão o mercado e verificarão as vendas e tendências de negócios comparáveis.

Quando calcular um preço para venda de negócios, olhe para ele como se você fosse o comprador, não o vendedor. Pergunte a si mesmo, você pagaria esse valor? Se disser que sim imediatamente, o preço pode ser muito baixo. Se você disser não imediatamente, considere que pode ser muito caro. Se você disser sim, mas quiser examinar todos os detalhes, provavelmente está certo.

6. O que os compradores de empresas estão procurando?

Em média, em Portugal, leva entre 9 meses a um máximo de 24 meses a venda de empresas, dependendo de uma série de fatores. Como será lógico, com um preço muito atrativo poderá ser um processo muito mais rápido na venda de negócios. Portanto, tome seu tempo e não espere que a venda de negócios aconteça da “noite para o dia”.

Os compradores tendem a gastar tempo procurando, selecionando e pesquisando uma oportunidade antes de decidir entrar em contacto. Portanto, quanto mais informações puder fornecer antecipadamente e quanto mais transparente for, melhor.

Para vender empresa a publicidade on-line é a melhor forma de encontrar potenciais compradores. Os pacotes de publicidade mais populares do Venda de Empresas.pt garantem que o seu anúncio seja exibido a nível nacional e internacional, no Portal e App.

Vender empresa, nunca foi tão fácil! VendadeEmpresas.pt, é atualmente o portal e app líder em Portugal.

Todos os investidores nacionais e internacionais que pretendam comprar empresas ou negócios em Portugal e no Brasil, procuram oportunidades em VendadeEmpresas.pt. Se contratou um corretor ou consultor, e não está a ter resultados, exija que ele publicite no nosso portal e app. Pois, caso não o tenha feita estará a limitar muito as probabilidades de sucesso da venda.

Os compradores sensatos realizarão sua devida diligência, analisando todos os aspetos do seu negócio. Este pode ser um processo demorado e, além de analisar as finanças, pode incluir visitas ao local, observar o negócio em ação e conhecer os funcionários, pois eles tentam aprender tudo o que podem sobre o seu negócio. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será para os compradores fazerem a devida diligência e maiores serão as chances de você fazer uma venda.

7. Negociando a venda da sua empresa

Depois de encontrar o comprador certo, precisará negociar uma série de aspetos e elaborar um contrato para vender empresa. Isso deve incluir o preço de venda e o valor do depósito, período de liquidação, detalhes de transferência, restrições de negociação (para garantir que não irá competir com o novo proprietário após a venda), ativos relevantes, quaisquer passivos, acordos para funcionários existentes e quaisquer outros detalhes aplicáveis.
Um contrato será elaborado quando ambos estiverem de acordo, e o seu advogado e o advogado do comprador precisarão verificá-lo.

Até que um contrato seja assinado, lembre-se de que uma oferta é apenas uma oferta. Independentemente de estar vendendo com um corretor ou de forma independente, você está no controle de vender a sua empresa. Se não gostar do preço ou dos termos oferecidos, não precisa aceitá-los. Mas, assim como qualquer outra negociação, esteja preparado para se comprometer se quiser o melhor resultado.

8. Entregando o seu negócio

Parabéns, encontrou um comprador e negociou os detalhes para vender empresa! Agora é hora de assinar o contrato, “amarrar as pontas soltas” e cumprir todas as condições listadas no contrato.

Assim que o contrato for finalizado, o comprador pagará o preço de compra e você precisará transferir o negócio para o novo proprietário.

Quando entregar a sua empresa, reserve um momento para dizer adeus e refletir antes de iniciar o seu plano de pós-venda e começar o seu próximo desafio!

Agora que conhece todas as etapas para vender empresa, pode começar a preparar seu negócio e iniciar o processo de venda com confiança.

Lembre-se, isso não acontecerá da noite para o dia, então ajuste as suas expectativas de acordo e organize-se. Se você se esforçar e colocar todas as peças no lugar, estará no caminho certo para a sua próxima aventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Translate 17 languages »