Simule o Imposto a Pagar na Venda da Sua Empresa
Está a considerar vender a sua empresa e quer perceber qual será o impacto fiscal da operação? Um dos aspetos mais relevantes no processo de venda de empresas em Portugal é o valor do imposto sobre as mais-valias obtidas com a transacção.
Este simulador foi desenvolvido para ajudar empresários e sócios a calcular de forma simples e rápida o montante estimado de IRS a pagar na venda das suas quotas ou acções.
Quais são os encargos dedutíveis no cálculo do imposto?
Ao calcular o imposto sobre as mais-valias obtidas na venda da sua empresa, é possível deduzir determinados encargos directamente relacionados com a transacção. Estes valores reduzem a base tributável, diminuindo assim o montante de IRS a pagar.
São considerados encargos dedutíveis:
-
Custos com escritura, registos notariais e certidões
-
Honorários de advogados ou consultores envolvidos na venda
-
Comissões pagas a intermediários, plataformas ou consultoras especializadas na venda da empresa
-
Despesas com avaliações independentes efectuadas para efeitos de venda
-
Outros encargos administrativos directamente associados ao processo de alienação das quotas ou acções
Dica: Guarde sempre os comprovativos de todas estas despesas, pois poderão ser exigidos pela Autoridade Tributária em caso de verificação.
Qual o Valor do IRS Sobre Mais-Valias na Venda de Quotas?
Se é o fundador da empresa, o valor de aquisição corresponde, regra geral, ao capital social que efectivamente investiu — tanto na constituição como em eventuais aumentos de capital com entrada de fundos próprios. Com base nesse valor, o simulador estima a mais-valia obtida com a venda e o imposto de IRS correspondente, normalmente à taxa de 28%, caso não opte pelo englobamento dos rendimentos.