Tudo sobre Trespasse de negócios

Trespasse de Negócios

Quer iniciar o seu negócio? O Trespasse de negócio é uma excelente oportunidade para iniciar a sua atividade empresarial. Consulte em VendadeEmpresas.pt vários anúncios de negócios para Trespasse.

Quer Trespassar o seu negócio?

Publique o seu anúncio de Trespasse no Portal e App Venda de Empresas.pt, a nível nacional e internacional! Clique aqui agora e Saiba mais.

Milhares de investidores nacionais e internacionais, estão em Venda de Empresas.pt à procura de oportunidades de negócio!

O que é o trespasse?

O Trespasse consiste na transferência comercial de um bem entre duas entre duas entidades. Se detém um negócio poderá através de Trespasse entregar o mesmo a outra pessoa que tenha interesse e consiga adquirir e dar continuidade ao negócio.

Requisitos de Trespasse

Para ser considerado trespasse deverão ser verificados os seguintes requisitos:

  • As instalações podem ou não ser transferidas;
  • A atividade não pode ser alterada;
  • Tudo que está faz parte da atividade é transferido de forma definitiva para o novo proprietário;
  • Não é obrigatório a realização de escritura pública, mas a formalização tem de ser registada por escrito por através de um contrato;
  • Deverá ser comunicado com antecedência mínima de quinze dias ao senhorio, que o negócio vai ser trespassado.

Saiba que o novo proprietário de um negócio através do trespasse apenas é responsável pelo ativo e nunca pelo passivo.

Como escolher um negócio para trespasse?

É importante que conheça primeiro a área de atividade pretendida e o respetivo mercado. Pesquise informação sobre negócios que estejam no mesmo ramo de negócio. Faça uma pesquisa de negócios que estejam na proximidade da oportunidade de trespasse que identificou e tem de perceber a situação dos negócios e informações importantes, nomeada a medida de clientes, faturação, e o motivo pelo qual os proprietários pretendem fazer Trespasse.

Quais as Vantagens do contrato de trespasse?

Se optar por adquirir um negócio por trespasse, procura sobretudo beneficiar dos seguintes fatores:

  • Beneficiar de uma boa localização;
  • Um estabelecimento com boa reputação;
  • Fornecedores fixos, devido a um relacionamento já existente;
  • Aproveitar clientes frequentes e habituais;
  • Alavancar um negócio já com sucesso.

Quais as diferenças entre Trespasse e Venda de Empresa?

Vender uma Empresas ou Trespassar não é o mesmo. No contrato de trespasse envolve a transferência do imóvel da empresa para a empresa adquirente.  No caso da venda de uma empresa, ou seja, na cessão de quotas da sociedade, não existe alteração do titular do estabelecimento comercial. Quer antes, quer depois da venda, vai continuar a pertencer à mesma empresa. Havendo apenas alteração nos sócios que fazem parte da sociedade.

O Trespasse visa a venda completa de bens afetos ao negócio. Já a cessão de quotas implica a venda da empresa, com tudo aquilo que ela detém inclusive o passivo. Ocorrendo apenas a alteração dos sócios.

Publicacao-do-Instagram-1080x1080-px.-1024x1024.jpeg

Quero comprar um trespasse. O que devo fazer?

O Trespasse de um negócio é uma modalidade de aquisição que levanta diversos desafios. Saiba como limitar os riscos da operação.

Pode comprar um estabelecimento comercial ou indústria através de Trespasse para por exemplo expandir a sua atividade.  Permitindo desta forma crescer de forma vertical com a inclusão de atividades complementares (a montante ou a jusante). Possibilitando também a expansão geográfica da empresa. É Também uma excelente oportunidade para quem quer iniciar uma nova empresa.

O Trespasse ocorre quando existe a aquisição mínima de ativos que possibilitam a continuidade do negócio através de outro proprietário.

Como calcular o valor do Trespasse?

Para calculo do valor para trespasse de um negócio será necessário fazer uma avaliação do património do estabelecimento, como exemplo: Imóvel, mobiliário, máquinas e equipamento e do património imaterial como exemplo: marcas, patentes, passivos etc.  Dependendo do termos do negócio, quem comprar poderá ficar responsável pelas responsabilidades existentes, em relação aos credores, recursos humanos (casos os colabores continuem em funções), rendas etc.

Caso o imóvel seja arrendado. Como deve proceder em relação ao Trespasse?

Na situação em que o imóvel é arrendado, é obrigatório que o senhorio seja notificado com a devida antecedência antes da realização do trespasse para que ele possa, caso pretenda, acionar o direito de preferência previsto na lei.

O comprador não é responsável pelas dívidas pré-existentes, por isso caso seja pretendido a assunção das dívidas por parte do adquirente deverá ser comunicado essa intenção a todos os credores e deverá estar previsto no contrato de compra e venda.

Como tomar a melhor decisão na hora de adquirir um Trespasse?

É perfeitamente natural que após fazer uma pesquisar de mercado e encontrar a oportunidade de trespasse que se adequa aos seus interesses, motivações e objetivos, que sinta entusiasmo e ao mesmo tempo ansiedade pela importância da decisão de aquisição do Trespasse para a sua vida e da sua família.

Para se sentir confortável com a sua decisão e para que tome este passo importantes com racionalidade e objetividade, deverá de forma rigorosa analisar e considerar, entre outros, os seguintes fatores:

  • A localização do imóvel – É uma variável muito importante na estratégia de marketing, irá influenciar as vendas, preços, taxas, custos, recursos humanos, impostos etc.
  • Relação com parceiros – Uma boa relação existente com parceiros e fornecedores será importantes, para que possa tomar proveito e expandir a relação existente aquando da aquisição do trespasse.
  • Imagem de marca – Se a empresa tiver uma má imagem de mercado, a reputação de servir mal os clientes, de fornecer bens ou serviços de má qualidade, mesmo com a alteração do proprietário e de marca poderá afetar à mesma o desempenho da sua atividade. Deve efetuar uma pesquisa no local, questionado antigos clientes ou moradores da zona, e na internet através da leitura e análise de críticas existentes. A recolha destas informações é muito importante ajudar na tomada de uma decisão. Uma boa imagem de mercado é um fator importante que poderá ajudar no sucesso do seu negócio.
  • Informação económica e financeira – Deve analisar a informação financeira e económica oficial da empresa (IES, Balanço, Demonstração de Resultados), para perceber a evolução das vendas, os passivos e ativos, autonomia financeira, entre outros indicadores importantes.
  • Obter ajuda de pessoas conhecidas – Peça conselhos à sua família, amigos, clientes e outros contactos que possua. Peça as opiniões dos mesmos, reflita e tome em consideração, no entanto lembre-se que a decisão será sempre sua e que irá afetar o seu futuro.
  • Consulte ajuda especializada – Peça ajuda de um contabilista ou de uma empresa de consultoria financeira para ajudar na verificação das contas da empresa.
  • Financiamento – Antes de tomar uma decisão de aquisição do Trespasse certifique-se que possui os capitais próprios necessários e que consegue assegurar fontes de financiamento para a aquisição e fundo maneio que irá necessitar. Outra opção a considerar, será a obtenção de crédito pelo trespassante o que poderá permitir a realização de pagamentos periódicos.

A existência de uma carteira de clientes fiéis extensa, equipamentos modernos e processos bem definidos são fatores importantes também a considerar na aquisição de um negócio através de trespasse. No entanto é importante faça uma auditória prévia para verificar se não existem situações ocultas, e considere na tomada de decisão todos os fatores descritos anteriormente.

Postagem-do-Facebook-940x788-px-2.jpeg

Alguns anúncios para Trespasse

Pesquise aqui todas as oportunidades de Trespasse e Empresas para Venda.

Algumas oportunidades de negócios para Trespasse em Portugal:

 

 

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Translate 17 languages »