Tudo sobre Trespasse de negócios

Trespasse

Quer iniciar o seu negócio ou fazer o Trespasse do seu negócio? O Trespasse é uma excelente oportunidade para iniciar uma atividade empresarial e é uma modalidade de transação para empresários que pretendam fazer a venda do seu negócio.

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O que é o trespasse?

O Trespasse consiste na transferência comercial de um bem entre duas entre duas entidades. Se detém um negócio poderá através de Trespasse entregar o mesmo a outra pessoa que tenha interesse e consiga adquirir e dar continuidade ao negócio.

Lei do Trespasse

De acordo com o artigo Decreto-Lei n.º 47344, Artigo 1118.º, referente ao Trespasse de estabelecimento comercial ou industrial:

2. Não é considerado trespasse quando se verificar uma das duas situações seguintes:

  • Após a cedência da fruição do prédio, seja exercido outra atividade de comércio ou indústria, ou lhe seja dado outro destino. Por exemplo, um espaço comercial que é utilizado para a atividade de restauração pretende usar para a atividade de agência funerária. Nesse exemplo, de acordo com a lei não é considerado Trespasse.
  • Se a transmissão não for acompanhada de transferência, em conjunto, das instalações, utensílios, equipamentos, mercadorias ou outros elementos que façam parte do estabelecimento.  A venda terá que incluir todos os ativos, excertos os passivos que não são transferíveis no caso do Trespasse. Se pretende que o comprado assuma os passivos, deve vender a empresa e não o trespasse.

3. O trespasse para ser válido terá que ser celebrado por escritura pública.

Requisitos de Trespasse

Para ser considerado trespasse deverão ser verificados os seguintes requisitos:

  • As instalações podem ou não ser transferidas;
  • A atividade não pode ser alterada;
  • Tudo que está faz parte da atividade é transferido de forma definitiva para o novo proprietário;
  • Não é obrigatório a realização de escritura pública, mas a formalização tem de ser registada por escrito por através de um contrato;
  • Deverá ser comunicado com antecedência mínima de quinze dias ao senhorio, que o negócio vai ser trespassado.

Saiba que o novo proprietário de um negócio através do trespasse apenas é responsável pelo ativo e nunca pelo passivo.

Quais as diferenças entre Trespasse e Venda de Empresa?

Vender uma Empresas ou Trespassar não é o mesmo. Por exemplo, no contrato de trespasse envolve a transferência do imóvel da empresa para a empresa adquirente.  No caso da venda de uma empresa, ou seja, na cessão de quotas da sociedade, não existe alteração do titular do estabelecimento comercial. Quer antes, quer depois da venda, vai continuar a pertencer à mesma empresa. Havendo apenas alteração nos sócios que fazem parte da sociedade.

O Trespasse visa a venda completa de bens afetos ao negócio. Já a cessão de quotas implica a venda da empresa, com tudo aquilo que ela detém inclusive o passivo. Ocorrendo apenas a alteração dos sócios.

Como Vender Empresa ou o Trespasse?

Para ajudar a entender melhor o processo de trespasse ou de venda de empresa, aqui está tudo o que você precisa saber sobre este assunto.

Este guia para venda de empresas e trespasse irá cobrir os seguintes temas:

1. Como saber se está pronto para vender empresa ou trespassar;

2. Vender empresa ou fazer trespasse por conta própria;

3. Relacionamento com profissionais;

4. Como preparar o seu negócio para venda;

5. Como valorizar o seu negócio;

6. O que os compradores de empresas estão procurando?;

7. Negociando a venda do seu negócio;

8. Entregando a sua empresa.

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Os 7 atributos mais importantes de um anúncio de trespasse

Os 7 atributos mais importantes de um anúncio de trespasse ou venda de empresa! Um dos aspetos mais importantes da publicidade de uma empresa para venda ou trespasse é criar uma anúncio bem elaborado. Afinal, o seu objetivo é atrair compradores qualificados. Anunciar a sua empresa na plataforma VendadeEmpresas.pt permite que alcance o maior público de compradores e investidores ativos a nível online, nacionais e internacionais. Se deseja que eles reparem no seu anúncio e obter o maior número de contactos de potenciais interessados, é importante que destaque o seu anúncio.

Muito pode ser aprendido sobre o perfil de compradores de empresas e a forma como eles se comportam online. De acordo com a nossa última pesquisa, os investidores são pessoas bastante sofisticadas; a maioria tem formação universitária e possuem um rendimento muito elevado. Além disso, o envolvimento do visitante online revela que os compradores são mais propensos a responder a anúncios com atributos específicos.

O que atrai compradores para um anúncio de venda de empresa? Conheça em baixo os 7 atributos mais importantes de um anúncio de venda de empresa.

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7 atributos para um anúncio de trespasse e venda de empresa bem sucedido

1. O anúncio especifica um local.

Mais de 90% dos compradores de empresas pesquisarão uma empresa por localização e muitos deles restringirão a sua pesquisa por uma localização específica. Mesmo os anúncios confidenciais recebem mais visualizações quando incluem um local, que poderá não ser a localização da exata da sua empresa (poderá não ser a localização exata – Distrito, concelho ou cidade).

2. O anúncio aparece em Destaque

Mais de um terço dos compradores de empresas limitam-se a visualizar as oportunidades de negócios que estejam em Destaque.

3. O anúncio inclui dados económicos e financeiros

O preço pedido é o valor financeiro mais importante. Outros resultados, como volume de negócios, EBITDA, Resultados líquidos, Ativos e Passivos, Capital Próprios, entre outros, são indicadores que permitirão ao comprador perceber que a sua empresa tem uma gestão profissional e aferir o interesse na compra da sua empresa, e dessa forma entrarem em contacto consigo.

4. O seu anúncio tem um título que se destaca

Por exemplo, anúncios que destacam pontos de venda exclusivos no título, como “pizzaria lucrativa para venda”, são mais propensas a capturar a atenção do comprador do que um título que diz “restaurante para venda”.

5. O anúncio tem uma descrição bem escrita

A descrição deve incluir todos os elementos essenciais, com foco no que faz o negócio se destacar da concorrência, os seus pontos fortes e potencial crescimento. O anúncio deverá demonstrar credibilidade para obter contactos por parte de compradores sérios.

6. O anúncio tem uma foto atrativa.

Deve haver uma representação visual da empresa, mesmo que seja uma foto de banco de imagens. Os compradores são menos propensos a notar num anúncio sem uma foto ou uma imagem de má qualidade. Eles também são menos propensos a entrar em contato com o vendedor para saber mais informações.

7. Responde rapidamente aos interessados

Após efetuar um pedido de informações adicionais através do formulário de contacto, o comprador deve receber uma resposta dentro das primeiras 24 horas. Os compradores sérios geralmente ficam frustrados quando os vendedores ou corretores demoram a responder. Uma resposta lenta pode significar perder uma grande oportunidade.

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Se o seu anúncio não estiver recebendo contactos suficientes, talvez seja a hora de fazer algumas melhorias. Um preço demasiado elevado o uma descrição insuficiente e imprecisa, poderão ser alguns dos fatores que fazem com que o seu anúncio não desperte muita atenção por parte de compradores.

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1. Como saber se está pronto para vender

O processo de vender empresa ou trespasse, não é apenas sobre o valor monetário que envolve. Muitas vezes, pode parecer que está vendendo uma pequena parte de si mesmo. O quer ganhar com a venda? O seu negócio está pronto? Você está pronto? Está preparado para o próximo passo?

Esteja a planear a reforma, querendo se mudar, pronto para tentar algo novo ou enfrentando outras circunstâncias (como problemas de saúde), leve algum tempo para se preparar mentalmente. Sendo que poderá já publicar o anúncio de venda e tomar a decisão mais tarde após contactar com potenciais interessados. Na decisão de venda de negócios, antes de pensar no “como”, pense no “porquê”.

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2. Venda de empresa ou trespasse por conta própria versus usar um corretor de negócios

Se sentir que é o momento certo para vender empresa ou trespasse, a sua próxima maior decisão será usar um corretor de negócios ou fazer você mesmo. A melhor escolha dependerá dos seus recursos e situação financeira, e do valor que quer investir neste processo.

Vendendo por si próprio o seu negócio

Nunca foi tão simples vender uma empresa ou tresspasse por conta própria. Se decidir fazer sozinho, evitará pagar comissões potencialmente pesadas, para além de um valor fixo elevado de adiantamento normalmente solicitado. Quanto mais organizado você for, menor será o impacto do processo de venda no dia a dia do seu negócio.

Para vender de forma independente, será preciso organizar os seus documentos internos, anunciar a sua empresa para venda, gerir contactos de compradores interessados e organizar a documentação com o seu advogado e contabilista.

Trespasse de Negócios

Vender um negócio com um corretor de negócios

O papel de um corretor de negócios  é atuar como seu representante para ajudá-lo no processo de vender empresa. Algumas consultoras e corretores esperam uma taxa inicial, mais o pagamento de uma comissão assim que seu negócio for vendido.

Antes de se comprometer, faça a sua pesquisa para entender os seus processos, taxas e medidas para o sucesso. Descubra há quanto tempo eles estão no setor, se já venderam negócios como o seu antes. Examine quaisquer corretores em potencial, assim como faria com qualquer outro funcionário que a sua empresa pudesse contratar.

3. Contrate um advogado e um contabilista

Se está a vender empresa de forma independente, o seu advogado pode obter outros documentos úteis, como uma carta de intenção (para ajudar a proteger suas informações ao compartilhar detalhes com compradores interessados) e um acordo de confidencialidade (NDA). Eles também podem verificar os seus registos internos antes de divulgar a um comprador em potencial.

Quando encontrar o comprador certo, o seu advogado e contabilista o ajudarão a redigir e arquivar a “papelada” para finalizar a venda.

4. Como preparar o seu negócio para venda

Assim que decidir vender empresa ou trespasse, comece a preparar o seu negócio para venda. Empresas mais organizadas acham o processo de venda mais fácil e tendem a receber mais interesse dos compradores – então vá em frente!

Reúna todos os seus documentos comerciais e financeiros e certifique-se de que estão atualizados. Ter a sua “casa em ordem” lhe dará a confiança necessária para entender completamente o seu negócio e ajudará os compradores interessados em sua devida diligência.

Para vender empresa, você precisará compilar:

  • Registos financeiros – informação financeira e económica da empresa (IES, Balanço, Demonstração de Resultados), empréstimos bancários, previsões financeiras.
  • Informações comerciais – contas de fornecedores, documentos de registo, detalhes de ativos e seguros.
  • Documentos de operação – histórico de negócios, informações de fornecedores, listas de inventário de stock, estratégia, documentos de procedimentos e processos, listas e materiais de marketing.
  • Detalhes legais – contratos de funcionários e clientes, quaisquer acordos de franquia, arrendamentos ou diretrizes de saúde e segurança.
  • Documentos de previsão – documento que mostre a propriedade intelectual existente, crescimento de receita ou condições de mercado favoráveis para ajudar os compradores a ver a sua empresa como um bom investimento.
  • Mostrar como a sua empresa pode crescer e ter os detalhes da sua empresa bem definidos ajuda o investidor a imaginar como ele poderia entrar no negócio.

Os negócios mais atraentes são aqueles com menos risco e incerteza para o comprador, portanto, reserve um tempo para colocar tudo em ordem para iniciar a publicidade da venda.

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5. Como avaliar o seu negócio?

Alguns. métodos comuns para avaliação de empresas são:

  • Olhando para o valor de mercado atual de empresas no seu setor;
  • Usando o retorno sobre o investimento (ROI);
  • Avaliando os ativos do seu negócio;
  • Estimando lucros futuros;
  • Calculando o custo de criar o seu negócio do zero.

Independentemente do método que escolher, se avalia o seu negócio ou trabalha com um profissional independente, precisará dos documentos que compilou na etapa anterior de “preparar o seu negócio para venda”.

Alguns compradores podem perguntar se podem avaliar o seu negócio por conta própria, portanto, ter essas informações em mãos fará com que o processo seja mais rápido. Os compradores observarão o mercado e verificarão as vendas e tendências de negócios comparáveis.

Quando calcular um preço para venda de negócios, olhe para ele como se você fosse o comprador, não o vendedor. Pergunte a si mesmo, você pagaria esse valor? Se disser que sim imediatamente, o preço pode ser muito baixo. Se você disser não imediatamente, considere que pode ser muito caro. Se você disser sim, mas quiser examinar todos os detalhes, provavelmente está certo.

6. O que os compradores estão procurando?

Como será lógico, com um preço muito atrativo poderá ser um processo muito mais rápido na venda de negócios. Portanto, tome seu tempo e não espere que a venda de negócios aconteça da “noite para o dia”.

Os compradores tendem a gastar tempo procurando, selecionando e pesquisando uma oportunidade antes de decidir entrar em contacto. Portanto, quanto mais informações puder fornecer antecipadamente e quanto mais transparente for, melhor.

Para vender empresa a publicidade on-line é a melhor forma de encontrar potenciais compradores. Os pacotes de publicidade mais populares do Venda de Empresas.pt garantem que o seu anúncio seja exibido a nível nacional e internacional, no Portal e App.

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Os compradores sensatos realizarão sua devida diligência, analisando todos os aspetos do seu negócio. Este pode ser um processo demorado e, além de analisar as finanças, pode incluir visitas ao local, observar o negócio em ação e conhecer os funcionários, pois eles tentam aprender tudo o que podem sobre o seu negócio. Quanto mais preparado você estiver, mais fácil será para os compradores fazerem a devida diligência e maiores serão as chances de você fazer uma venda.

7. Negociando a venda ou trespasse

Depois de encontrar o comprador certo, precisará negociar uma série de aspetos e elaborar um contrato para vender empresa. Isso deve incluir o preço de venda e o valor do depósito, período de liquidação, detalhes de transferência, restrições de negociação (para garantir que não irá competir com o novo proprietário após a venda), ativos relevantes, quaisquer passivos, acordos para funcionários existentes e quaisquer outros detalhes aplicáveis.
Um contrato será elaborado quando ambos estiverem de acordo, e o seu advogado e o advogado do comprador precisarão verificá-lo.

Até que um contrato seja assinado, lembre-se de que uma oferta é apenas uma oferta. Independentemente de estar vendendo com um corretor ou de forma independente, você está no controle de vender a sua empresa. Se não gostar do preço ou dos termos oferecidos, não precisa aceitá-los. Mas, assim como qualquer outra negociação, esteja preparado para se comprometer se quiser o melhor resultado.

8. Entregando o seu negócio

Parabéns, encontrou um comprador e negociou os detalhes para vender empresa ou trespasse! Agora é hora de assinar o contrato, “amarrar as pontas soltas” e cumprir todas as condições listadas no contrato.

Assim que o contrato for finalizado, o comprador pagará o preço de compra e você precisará transferir o negócio para o novo proprietário.

Quando entregar a, reserve um momento para dizer adeus e refletir antes de iniciar o seu plano de pós-venda e começar o seu próximo desafio!

Agora que conhece todas as etapas para vender empresa, pode começar a preparar seu negócio e iniciar o processo de venda com confiança.

Lembre-se, isso não acontecerá da noite para o dia, então ajuste as suas expectativas de acordo e organize-se. Se você se esforçar e colocar todas as peças no lugar, estará no caminho certo para a sua próxima aventura.

Guia para comprar um Trespasse: Como escolher um negócio para trespasse?

É importante que conheça primeiro a área de atividade pretendida e o respetivo mercado. Pesquise informação sobre negócios que estejam no mesmo ramo de negócio. Faça uma pesquisa de negócios que estejam na proximidade da oportunidade de trespasse que identificou e tem de perceber a situação dos negócios e informações importantes, nomeada a medida de clientes, faturação, e o motivo pelo qual os proprietários pretendem fazer Trespasse.

Quais as Vantagens do contrato de trespasse?

Se optar por adquirir um negócio por trespasse, procura sobretudo beneficiar dos seguintes fatores:

  • Beneficiar de uma boa localização;
  • Um estabelecimento com boa reputação;
  • Fornecedores fixos, devido a um relacionamento já existente;
  • Aproveitar clientes frequentes e habituais;
  • Alavancar um negócio já com sucesso.

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Quero comprar um trespasse. O que devo fazer?

O Trespasse de um negócio é uma modalidade de aquisição que levanta diversos desafios. Saiba como limitar os riscos da operação.

Pode comprar um estabelecimento comercial ou indústria através de Trespasse para por exemplo expandir a sua atividade.  Permitindo desta forma crescer de forma vertical com a inclusão de atividades complementares (a montante ou a jusante). Possibilitando também a expansão geográfica da empresa. É Também uma excelente oportunidade para quem quer iniciar uma nova empresa.

O Trespasse ocorre quando existe a aquisição mínima de ativos que possibilitam a continuidade do negócio através de outro proprietário.

Consulte em VendadeEmpresas.pt vários anúncios de negócios para Trespasse.

Como calcular o valor do Trespasse?

Para calculo do valor para trespasse de um negócio será necessário fazer uma avaliação do património do estabelecimento, como exemplo: Imóvel, mobiliário, máquinas e equipamento e do património imaterial como exemplo: marcas, patentes, passivos etc.  Dependendo do termos do negócio, quem comprar poderá ficar responsável pelas responsabilidades existentes, em relação aos credores, recursos humanos (casos os colabores continuem em funções), rendas etc.

Caso o imóvel seja arrendado. Como deve proceder em relação ao Trespasse?

Na situação em que o imóvel é arrendado, é obrigatório que o senhorio seja notificado com a devida antecedência antes da realização do trespasse para que ele possa, caso pretenda, acionar o direito de preferência previsto na lei.

O comprador não é responsável pelas dívidas pré-existentes, por isso caso seja pretendido a assunção das dívidas por parte do adquirente deverá ser comunicado essa intenção a todos os credores e deverá estar previsto no contrato de compra e venda.

Como tomar a melhor decisão na hora de adquirir um Trespasse?

É perfeitamente natural que após fazer uma pesquisar de mercado e encontrar a oportunidade de trespasse que se adequa aos seus interesses, motivações e objetivos, que sinta entusiasmo e ao mesmo tempo ansiedade pela importância da decisão de aquisição do Trespasse para a sua vida e da sua família.

Para se sentir confortável com a sua decisão e para que tome este passo importantes com racionalidade e objetividade, deverá de forma rigorosa analisar e considerar, entre outros, os seguintes fatores:

  • A localização do imóvel – É uma variável muito importante na estratégia de marketing, irá influenciar as vendas, preços, taxas, custos, recursos humanos, impostos etc.
  • Relação com parceiros – Uma boa relação existente com parceiros e fornecedores será importantes, para que possa tomar proveito e expandir a relação existente aquando da aquisição do trespasse.
  • Imagem de marca – Se a empresa tiver uma má imagem de mercado, a reputação de servir mal os clientes, de fornecer bens ou serviços de má qualidade, mesmo com a alteração do proprietário e de marca poderá afetar à mesma o desempenho da sua atividade. Deve efetuar uma pesquisa no local, questionado antigos clientes ou moradores da zona, e na internet através da leitura e análise de críticas existentes. A recolha destas informações é muito importante ajudar na tomada de uma decisão. Uma boa imagem de mercado é um fator importante que poderá ajudar no sucesso do seu negócio.
  • Informação económica e financeira – Deve analisar a informação financeira e económica oficial da empresa (IES, Balanço, Demonstração de Resultados), para perceber a evolução das vendas, os passivos e ativos, autonomia financeira, entre outros indicadores importantes.
  • Obter ajuda de pessoas conhecidas – Peça conselhos à sua família, amigos, clientes e outros contactos que possua. Peça as opiniões dos mesmos, reflita e tome em consideração, no entanto lembre-se que a decisão será sempre sua e que irá afetar o seu futuro.
  • Consulte ajuda especializada – Peça ajuda de um contabilista ou de uma empresa de consultoria financeira para ajudar na verificação das contas da empresa.
  • Financiamento – Antes de tomar uma decisão de aquisição do Trespasse certifique-se que possui os capitais próprios necessários e que consegue assegurar fontes de financiamento para a aquisição e fundo maneio que irá necessitar. Outra opção a considerar, será a obtenção de crédito pelo trespassante o que poderá permitir a realização de pagamentos periódicos.

A existência de uma carteira de clientes fiéis extensa, equipamentos modernos e processos bem definidos são fatores importantes também a considerar na aquisição de um negócio através de trespasse. No entanto é importante faça uma auditória prévia para verificar se não existem situações ocultas, e considere na tomada de decisão todos os fatores descritos anteriormente.

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Conhece 4 perguntas críticas a serem feitas antes de negociar o preço de venda?

4 perguntas críticas a serem feitas antes de negociar o preço de venda de uma empresa ou trespasse. Alguns dos conselhos só se aplicam no caso da compra da empresa, e não trespasse.

Qual é o maior erro que um comprador iniciante de uma empresa pode cometer? Qualquer profissional experiente dirá que é um foco excessivo em obter o menor preço possível.

Muitos novatos não dão peso suficiente a outros fatores igualmente importantes, resultando em uma perspetiva pior de sucesso. Empreendedores mais experientes aceitarão uma compensação no preço para garantir que a transação trate de uma série de outros fatores críticos para o sucesso da aquisição.

Depois de observar várias aquisições bem-sucedidas e malsucedidas ao longo dos anos, há quatro perguntas críticas que um possível comprador precisa fazer a si mesmo, além do preço.

1. Vou precisar da ajuda do proprietário anterior após a compra?

A menos que você esteja entrando com profundo conhecimento das operações da empresa, os seus principais clientes e o setor, é muito provável que você precise da ajuda do proprietário anterior para gerir  uma transição bem-sucedida.

O proprietário anterior já saberá como gerir clientes e fornecedores importantes; o que é preciso para reter funcionários-chave; e as ameaças e oportunidades emergentes para o negócio. Assim, é fundamental manter um relacionamento muito forte e colaborativo com o vendedor.

Um foco excessivo no preço durante as negociações, ou ser percebido como excessivamente exigente durante a due diligence (no caso da compra da empresa e não trespasse), pode azedar o relacionamento e o vendedor provavelmente estará menos disposto a ajudar durante a transição pós-compra. Isso é particularmente importante porque também pode alienar funcionários importantes.

É do seu interesse manter um bom relacionamento desde o início, começando com um forte senso de respeito mútuo, mesmo que você tenha negociado o “suporte pós-venda” do proprietário anterior no contrato.

2. Quanto do meu próprio dinheiro estou disposto a adicionar à transação?

Quanto de seus próprios fundos você está disposto a comprometer com o negócio? A resposta a esta pergunta terá um impacto no tipo e tamanho do negócio que você pode comprar. Veja um exemplo simples. Digamos que você esteja disposto a investir € 1 milhão. É irreal pensar que você poderia comprar um negócio no valor de € 25 milhões; € 5 milhões a € 7 milhões é provavelmente uma faixa mais realista.

Isso ocorre porque quanto mais dinheiro você estiver disposto a comprometer como uma percentagem do preço total de venda, mais dispostos os outros financiadores estarão a fornecer os recursos adicionais necessários para fechar o negócio. Na verdade, comprometer mais do seu próprio dinheiro lhe dará maior influência na negociação do preço final e dos termos da venda da empresa.

3. Qual é a minha tolerância para dívidas e partilha de controle?

Relacionado ao ponto anterior, outra consideração importante é como o financiamento será estruturado. Pergunte a si mesmo: a dívida me mantém acordado à noite? Quanto controle sobre o negócio estou disposto a abrir mão? Outra maneira de perguntar: que parte da transação total será baseada em financiamento garantido por meus próprios ativos? Quanto virá de investidores de capital, financiamento de fornecedores ou financiamento bancário?

A estrutura de financiamento determinará quanto dinheiro você terá à sua disposição. No entanto, mais importante, a estrutura de financiamento deve estar alinhada com suas respostas a essas perguntas.

4. Qual é a minha visão para o negócio?

A Sua visão para o negócio será outro fator crítico, principalmente na determinação da estrutura de financiamento. Você planeia expandir o negócio? Atualizar equipamentos existentes? É fundamental garantir que você tenha financiamento suficiente não apenas para comprar o negócio, mas também para implementar a sua visão. Se todos os seus ativos estiverem vinculados ao financiamento da aquisição, é improvável que tenha recursos para perseguir sua visão.

Claro, isso não quer dizer que o preço não seja importante. No entanto, os possíveis compradores devem estar dispostos a fazer uma compensação no preço para garantir que a sua aquisição esteja em uma base segura e propícia para o sucesso.

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